Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Produções Acadêmicas

Artigos completos publicados em periódicos

 

Livros publicados/organizados ou edições

  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos . Esperança tardia: trajetórias das políticas educacionais e planejamento da educação no Brasil. 1. ed. Belém: Estudos Amazônicos, 2018. v. 1. 170p .
  • DAMASCENO, Alberto. A 2ª República e a Educação no Pará.. 1. ed. Belém: Editora Açaí, 2012. v. 1. 186p .
  • DAMASCENO, Alberto. Espadas, Terços e letras: origens da educação estatal na América Portuguesa. 1. ed. Belém: Editora Açaí, 2012. v. 1. 300p .
  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos ; MACIEL, C. A. ; PORTO, E. ; OLIVEIRA, P. T. . Criançário da Amazônia 2012. 01. ed. Belém-Pa: Estudos Amazônicos, 2012. v. 01. 154p .
  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos ; MOTA, S. . Os Planos de Ações Articuladas e a situação da educação municipal no Marajó: A proposta do ISDP- Índice de satisfação por dimensões do PAR.. 1. ed. Belém: , 2010. 60p
  • DAMASCENO, Alberto; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de ; COELHO, M. S. C. ; FONSECA, M. F. ; SOUZA, A. ; OLIVEIRA, J. P. G. ; SANTOS, M. S. V. ; CARDOSO, M. A. . A estrela de várias pontas: O debate inicial sobre as políticas sociais no Pará. 01. ed. Belém-Pa: Paka-Tatu, 2009. v. 01. 143p .
  • DAMASCENO, Alberto. A iniciação científica no Centro de Educação. 1. ed. Belém: Editora da UFPA, 2007. v. 500. 100p .
  • DAMASCENO, Alberto; SILVA, Heloisa Maria Machado e (Org.) ; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de (Org.) . Fonoaudiologia Escolar Fonoaudiologia e Pedagogia: Saberes Necessários Para a Ação Docente.. 1ª. ed. Belém: Editora da UFPA - EDUFPA, 2006. v. 1500.
  • DAMASCENO, Alberto; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de ; ALVES, Aliny ; OUTROS . Aulas Criativas. 1. ed. Belém: Ver o Livro, 2004. v. 1. 33p .
  • DAMASCENO, Alberto; FERNANDES, José Augusto Nunes . Max Dicas do Vestibular. 1. ed. Belém: , 1999. v. 1. 34p .
  • DAMASCENO, Alberto. A Educação nas Constituições Paraenses. 1. ed. Belém: Editora da UFPA, 1997. v. 500.
  • DAMASCENO, Alberto. Reencontro, Coletânea de Poesias, Poemas e Crônicas. Belém: União Norte Brasileira de Edcuação e Cultura, 1977. v. 1. 50p 

Capítulos de livros publicados

  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PROJETOS DE BRASIL NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA. Autores: Alberto Damasceno, Danielly Campos, Monika Reschke,
    Suellem Pantoja e Viviane Dourado. 
    Título do capítulo: INDEPENDÊNCIA E INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ. Ano/Volume: 2022

  • EDUCAÇÃO SUPERIOR: SABERES E EXPERIÊNCIAS NA PANDEMIA DE COVID-19.Autores: Marta Macedo, Viviane Almeida, Rosinete Macêdo
    Título do livro: EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE - VOLUME 1. Editora SCHREIBEN

  • DE ALCOBAÇA À CIDADE DA ENERGIA: A EXPANSÃO DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ NO PERÍODO MILITAR. Autores: Marta Macedo, Alberto
    Damasceno
    Título do livro: EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE - VOLUME 2. Editora SCHREIBEN

  • Ramos, Aline dos Reis ; DAMASCENO, Alberto ; Reschke, Monika ; Dourado, Viviane . Os educadores e o PNE: A visão dos delegados da IV Conferência Municipal de Educação de Ananindeua. Série Educar ¿ Volume 36 ¿ Prática Pedagógica. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 36, p. 22-26.
  • DAMASCENO, Alberto; DAMASCENO, L. L. . Uso do poema na educação básica: a arte de Langston Hughes como uma possibilidade didático pedagógica. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Linguística, letras e artes: cânones, ideias e lugares 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v. 2, p. 70-80.
  • MATOS, M. M. ; DAMASCENO, Alberto . O plano Municipal de Tucuruí: Desafios para sua concretização. In: Editora Poisson. (Org.). Gestão Escolar - Reflexões. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2020, v. 20, p. 27-30.
  • Sampaio, Luane Tomé ; Mazzini, João Lúcio ; Reschke, Monika ; DAMASCENO, Alberto . Os agentes higienistas e as práticas educativas pelo viés da doutrina higienista no alvorecer da República. In: Editora Poisson. (Org.). Série Educar- Volume 20 ¿ Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 20, p. 120-122.
  • RESCHKE, M. A. ; DAMASCENO, Alberto ; PALHETA, D. R. . O projeto político pedagógico como instrumento da gestão democrática. In: Editora Poisson. (Org.). Gestão Escolar, Políticas Públicas. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2020, v. 6, p. 7-10.
  • FERREIRA, Cilicia ; NOBRE, Orlando ; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de ; DAMASCENO, Alberto . A instrução primária nas cadeias paraenses: origens e funcionamento 1871-1940. In: Marcelo Máximo Purificação; Maria Teresa Ribeiro Pessoa; Elisângela Maura Catarino. (Org.). Aspectos históricos, políticos e culturais da educação brasileira. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v. 1, p. 1-273.
  • FARIAS, Cíntia ; DAMASCENO, Alberto ; PANTOJA, Suellem ; Dourado, Viviane . João alfredo e a instrução pública no Brasil imperial. In: Marcelo Máximo Purificação; Maria Teresa Ribeiro Pessoa; Sandra Célia Coelho Gomes da Silva. (Org.). Aspectos históricos, políticos e culturais da educação brasileira. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v. 2, p. 181-188.
  • MIRANDA, J. I. ; CARDOSO, R. M. ; DAMASCENO, Alberto . Currículo e cultura: uma relação necessária. In: Patrícia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Melo. (Org.). Desafios e perspectivas para o processo de ensino aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020, v. 1, p. 166-173.
  • PANTOJA, Suellem ; DAMASCENO, Alberto ; Dourado, Viviane ; Reschke, Monika . Os planos municipais de educação de Belém e Ananindeua: Dos limites persistentes aos avanços imprescindíveis. In: GONÇALVES, Maria Célia da Silva; JESUS, Bruna Guzman. (Org.). Educação Contemporânea ¿ Volume 4 ¿ Educação Especial, Reflexões. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 04, p. 86-93.
  • MIRANDA, J. I. S. ; RESCHKE, M. A. ; DAMASCENO, Alberto ; CARNEIRO, Ariana . Gestão escolar e coordenação pedagógica em escolas da rede pública e rede privada de ensino: simetrias e assimetrias. In: Arthur Vianna Ferreira; Marcio Bernardino Sirino; Patricia Flavia Mota. (Org.). Gestão, currículo e metodologia na pedagogia social. 1ed.Jundiaí: Paco, 2020, v. 10, p. 19-34.
  • DAMASCENO, Alberto; CAMPOS, D. ; TEIXEIRA, A. N. S. . Educação de jovens e adultos no Pará: a experiência do PROA. In: Arthur Vianna Ferreira; Marcio Bernardino Sirino; Patricia Flavia Mota. (Org.). Gestão, currículo e metodologia na pedagogia social. 1ed.Jundiaí: Paco, 2020, v. 10, p. 39-104.
  • SANTOS, Emina Márcia Nery dos ; DAMASCENO, Alberto . Do golpe de 1964 ao golpe de 2016: avanços e rupturas na política e no planejamento educacional no Brasil. In: Maria Ludetana Araújo; Maria do Socorro Vasconcelos Pereira. (Org.). Educação básica em tempos de transição sob diferentes olhares. 1ed.Belém: Biblioteca Central da Universidade do Estado do Pará, 2019, v. 1, p. 49-88.
  • SANTOS, Emina Márcia Nery dos ; DAMASCENO, Alberto . Da concepção autoritário à sistêmica: em nome de que qualidade se planeja a educação no Brasil?. In: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. (Org.). Diálogos sobre a educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 71-88.
  • PALHETA, D. R. ; DAMASCENO, Alberto ; RESCHKE, M. A. . O Conselho escolar como órgão instituído para democratização da gestão da escola básica: o caso de uma escola pública da rede estadual (EEEMEL) em Marituba-PA (2013 a 2015). In: Ivanio Dickmann. (Org.). Vozes da educação. 1ed.São Paulo: Dialogae, 2018, v. 3, p. 185-206.
  • DAMASCENO, Alberto; BRITO, M. G. R. ; LIMA, F. W. C. . Dilemas e potencialidades da gestão democrática na escola pública. In: Francisco Willams Campos Lima; Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo; Antonio Sousa Alves; Cassio Vale. (Org.). Educação Básica: controle social, gestão e qualidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 43-57.
  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos ; DAMASCENO, L. L. . O Curso de Pedagogia do Parfor da UFPA em Belém na visão de seus concluintes. In: Maria Ludetana Araújo. (Org.). O Parfor Pedagogia e as práticas pedagógicas dos professores/formadores. 1ed.Belém: Paka-Tatu, 2018, v. , p. 7-38.
  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos . O Parfor como política emergencial e de garantia de direitos: concluintes e conclusões da Pedagogia na UFPA. In: Graciele Glap; Lucimara Glap. (Org.). Políticas públicas na educação brasileira: a formação inicial e continuada de docentes e gestores. 1ed.Curitiba (PR): Atena Editora, 2017, v. 1, p. 142-156.
  • SANTOS, Emina Márcia Nery dos ; DAMASCENO, Alberto ; ARAÚJO, Maria Ludetana . A educação em direitos humanos como paradigma de formação docente: a experiência do curso de Pedagogia/Parfor da UFPA. In: Cristiane Maria Nepomucemo;Maria Lúcia Pessoa Sampaio; Tania Serra Azul Machado Bezerra; Witembergue Gomes Zaparoli. (Org.). Ebook [recurso eletrônico] / Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania. 1ed.Imperatriz - MA: Ethos, 2016, v. 1, p. 2143-2150.
  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos ; DAMASCENO, L. L. . Formação de professores como direito à educação: significado do Curso de Pedagogia Parfor UFPA na visão dos seus concluintes. In: Luana Costa Almeida; Adriana Lia Friszman de Laplane; Alexar Henrique Paixão. (Org.). Mudanças atuais na sociedade brasileira e o Sistema Nacional de Educação - qualidade da educação pública como direito humano. 1ed.Timburi - São Paulo: Cia do Ebook, 2016, v. 1, p. 10-25.
  • DAMASCENO, Alberto. Notas sobre o sistema dual de instrução na província do Pará: uma leitura do relatório Gonçalves Dias. In: Sonia Maria da Silva Araújo; Maria do P. Socorro G. de Souza Avelino França; Laura Maria da Silva Araújo Alves. (Org.). Educação e instrução pública no Pará imperial e republicano. 1ed.Belém: EDUEPA, 2015, v. , p. 35-49.
  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos . Educação Municipal e Controle Social: os Planos de Ações Articuladas e o desafio da construção do sistema nacional de educação. In: Damião Rocha; Rosilene Lagares; João Ferreira de Oliveira. (Org.). Educação no território municipal: Planejamento, gestão e currículo. 1ed.Palmas: Espaço Acadêmico, 2015, v. 1, p. 145-160.
  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos ; MACIEL, C. A. . Indicadores sociais da infância e adolescência na Amazônia. In: Salomão Hage e Lúcia Isabel Silva. (Org.). Direitos de Crianças a Adolescentes na Amazônia: Referências para a formação de Conselheiros Tutelares e de Direitos e outros atores do Sistema de Garantia. 1ed.Belém: Gráfica UFPA, 2015, v. 1, p. 83-93.
  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos ; COSTA, V. S. S. . Efetivação do compromisso municipal no regime de colaboração: obstáculos para cumprir o planejado. In: Luana Costa Almeida. (Org.). Anais IV Seminário de Educação Brasileira: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. 01ed.Campinas: CEDES, 2013, v. 01, p. 246-259.
  • DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina Márcia Nery dos . O novo PNE, a Amazônia e o desafio da educação como direito humano.. In: Cleomar Manhas. (Org.). O novo PNE, a Amazônia e o desafio da educação como direito humano.. 01ed.Brasília: Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2012, v. 01, p. 85-114.
  • COELHO, M. S. C. ; FONSECA, M. F. ; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de ; DAMASCENO, Alberto ; SOUZA, A. ; OLIVEIRA, J. P. G. ; SANTOS, M. S. V. ; CARDOSO, M. A. . A Proposta para a assistência e desenvolvimento social no Pará: notas introdutórias de uma crítica Política. In: Maria do Socorro da Costa Coelho. (Org.). A estrela de várias pontas: O debate inicial sobre as políticas sociais no Pará. Belém-Pa. 01ed.Belém: PAKA-TATU, 2008, v. 143, p. 09-143.
  • DAMASCENO, Alberto; SILVA, Heloisa Maria Machado e ; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de ; OUTROS . Fonoaudiologia e Pedagogia: Dois olhares, Um só Foco.. In: Alberto Damasceno; Heloisa Machado; Orlando Souza. (Org.). Fonoaudiologia Escolar - Fonoaudiologia e Pedagogia: Saberes Necessários Para a Ação Docente.. 1ed.Belém: Editora Universitária UFPA, 2006, v. 1500, p. -.
  • DAMASCENO, Alberto. Canhões, Terços e Letras: Poder e Educação no Grão - Pará. In Para uma História da Educação Colonial. In: Alberto Damasceno. (Org.). Para uma História da Educação Colonial. Lisboa: sociedade Portuguesa de ciências da Educação, 1996, v. 1, p. -.
  • DAMASCENO, Alberto. O Diretório de 1557 e as Escolas Estatais. In: Alberto Damasceno. (Org.). Anais do I Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Lisboa: , 1996, v. , p. -.
  • DAMASCENO, Alberto. Paulo Freire, a Amazônia e o Boto. In: Alberto Damasceno. (Org.). Paulo Freire: Uma Biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996, v. , p. -.

 

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página