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Projetos

PROJETOS DE PESQUISA

2018 - Atual

História da Educação do Pará na Primeira República

Descrição: Na virada do século XIX para o século XX, quando o Brasil deixou de ser uma Monarquia e passou a se organizar como República, alterando - embora não radicalmente - algumas formas de gerir a coisa pública, o país passou a experimentar gradualmente aspectos modernizantes em seu cotidiano, com ruas iluminadas, preocupação com a saúde e a higiene públicas, a incorporação de avanços científicos e tecnológicos importantes, implementação de uma nova forma de instrução pública, inclusive em termos de seus edifícios, métodos e materiais didáticos, além de mudanças estruturais, passando de uma economia fundada na força de trabalho escrava para uma economia baseada no trabalho assalariado.

Integrantes: Alberto Damasceno, Monika de Azevedo Reschke, Suellem Martins Pantoja, Danielly Campos, Viviane Bezerra Dourado, Marta Macêdo Matos, João Lúcio Mazzini da Costa, Joaquina Ianca Miranda, Lucas Santos da Silva, Jamylle Emilly Paz Maia, Ana Paula Cunha de Sousa, Pedro Victor da Silva Leite, Alana da Silva Santos, Adrian Souza dos Santos, Jessica Mesquita Vasconcelos, Ana Paula da Silva Santiago, Iza Andrielle Batista Duarte Madeira, Beatriz Moura Mendes, Gercina Ferreira da Silva.

 

2017 - 2020

A instrução pública paraense no alvorecer da República: a doutrina do higienismo no regulamento de ensino e na imprensa educacional

Descrição: Este projeto visa proceder a uma investigação de natureza histórico-documental com vistas a compreender os componentes conceituais da higiene escolar em Belém, inclusive sob o ponto de vista de Octavio Pires ? diretor da revista Educação e Ensino ? expresso em um conjunto de artigos publicados entre os meses de fevereiro e novembro de 1892. Pires, coerente com o espírito higienizador da época e sob forte influência das ideias de higienistas europeus, principalmente de franceses como Aimé Riant e Célestin Hippeau, foi um dos maiores divulgadores da doutrina na região, por meio do periódico que dirigia, cujo objetivo era a divulgação do pensamento educacional e pedagógico da época junto ao professorado do Estado. O estudo aqui proposto buscará comprovar que as iniciativas médico-higienistas, para além das medidas em relação à saúde coletiva, atingiram um forte grau de intervenção no campo educacional e pedagógico, além do fato de que, nas entrelinhas do seu discurso oficial, subjaziam concepções que vinculavam a temática da higiene à necessidade de controle e vigilância enquanto dimensões imprescindíveis da construção da chamada higienização da sociedade belenense. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno, Monika de Azevedo Reschke, Suellem Martins Pantoja, Danielly Campos, Luane Tomé do Nascimento Sampaio, Viviane Bezerra Dourado, Marta Macêdo Matos, João Lúcio Mazzini da Costa, Lucas Santos da Silva, Jamylle Emilly Paz Maia, Pedro Victor da Silva Leite.

 

2015 - 2017

Duas escolas, dois destinos: A instrução pública no Grão Pará imperial

Descrição: rata-se de um projeto que visa estudar alguns aspectos da educação na província do Grão-Pará durante a primeira década do Segundo Reinado, mais particularmente entre 1841 e 1852. Este período tem especial importância para o país por se tratar, antes de mais nada, dos tempos em que se implantava o chamado Segundo Reinado. Em outro nível, no Grão Pará, foi dado início ao processo de organização de um "proto" sistema educacional por meio da promulgação da Lei Provincial nº 97/1841 que regulamentou a instrução primária e secundária na Província a partir da emulação causada pela edição do Ato adicional de 1834. Por outro lado, em 1852, é tornado público.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

2020 - 2021

A educação na história ao alcance de todos: a história da Educação no pará em Vídeos para a Escola Básica

Descrição: O projeto tem como escopo a divulgação e inclusão social via tecnologias da informação e comunicação de informações referentes à produção acadêmica sobre a História da Educação no Pará e sua divulgação e discussão junto à população paraense, especialmente professores e alunos da educação básica. Nossa intenção é possibilitar a integração da da equipe do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) com as instituições educacionais, em especial escolas da educação básica do estado, proporcionando informações importantes para compreensão da história do Pará, particularmente, da trajetória das políticas educacionais, além de favorecer uma prática extensionista capaz de estimular a intervenção de estudantes na aplicação dos conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação e pós-graduação na realidade social paraense. Também buscamos atender demandas sociais de escolas básicas por meio de uma comunicação atraente e estimulante por parte da universidade, especialmente daqueles que produzem conhecimento científico sobre a História da Educação. Em síntese, buscamos articular o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de uma ação que viabilize a relação integradora e transformadora entre a universidade e a sociedade, em especial junto às redes escolares da capital e do interior do estado, usando o expediente da transferência tecnológica para a comunidade externa e garantindo uma relação desta com a produção acadêmica associada a um processo formativo / educativo em prol da sociedade como um todo..

Integrantes: Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno - Coordenador / Monika de Azevedo Reschke - Integrante / Suellem Martins Pantoja - Integrante / Danielly Campos - Integrante / Viviane Bezerra Dourado - Integrante / João Lúcio Mazzini da Costa - Integrante / Lucas Santos da Silva - Integrante.

 

2019 - 2020
Memória e história da educação no Pará: socializando a ciência

Descrição: O projeto tem como escopo a democratização das informações referentes à produção acadêmica sobre a história da educação no Pará e sua divulgação e discussão junto à população paraense. Isso implica na necessidade de comunicação regular e constante da equipe do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da UFPA com a sociedade, em particular com as entidades científicas e de classe assim como dos movimentos educacionais, na perspectiva freireana de uma extensão que seja dialogal e contributiva, jamais verticalizada, o que impõe uma parceria aberta e articulada com vistas à democratização do conhecimento sobre nossa memória educacional. Temos o intento de estimular a participação de professores, técnicos e estudantes da educação básica e da educação superior no processo de aprofundamento do conhecimento e da compreensão da memória histórica da educação brasileira, amazônica e paraense pela via das tecnologias da informação e comunicação, promovendo, deste modo, a divulgação das produções acadêmicas produzidas no LAPEM/NEB junto às redes escolares da capital e do interior do Estado..

Integrantes: Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno - Coordenador / Suellem Martins Pantoja - Integrante / Lucas Santos da Silva - Integrante.

 

2018 - 2019
Democratização da educação e comunicação interinstitucional: Construindo o site do Fórum Estadual de Educação do Pará

Descrição: O projeto tem como escopo a democratização das informações referentes às discussões e posicionamentos do Fórum Estadual de Educação do Pará - composto por mais de 30 entidades governamentais e não-governamentais - junto à população paraense. Isso implica na necessidade de comunicação constante com entidades científicas e de classe, assim como dos movimentos sociais, o que compreende a contribuição permanente para a democratização de gestão de políticas educacionais, a mobilização da sociedade em torno das políticas educacionais, a articulação com os sistemas educacionais do Estado e, sobretudo, o planejamento, a coordenação e a realização de conferências estaduais de educação e a obrigatória divulgação de suas deliberações. Daí a importância da criação e manutenção de um site do Fórum, devido à função essencial de comunicação na perspectiva freireana de extensão - enquanto diálogo, para que as suas deliberações ganhem mais visibilidade na rede mundial de computadores e envolva, em decorrência, uma quantidade cada vez maior de indivíduos interessados e mobilizados em torno da temática.

Integrantes: Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno - Coordenador / Suellem Martins Pantoja - Integrante / Jéssica de Nazaré Soares Gomes - Integrante.

 

As conferências de Educação como estratégias para um planejamento educacional participativo no estado do Pará.

Integrantes: Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno - Coordenador / Andrenson de Aguiar Santos - Integrante / Suellem Martins Pantoja - Integrante.

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