200 anos de Adesão do Pará à Independência?
NEM ADESÃO, NEM INDEPENDÊNCIA: Um Conflito Esquecido
O ano de 1823 assinalou uma série de levantes populares e militares no Pará, ampliando um contexto já repleto de conflitos em uma sociedade profundamente desigual e injusta. Os anseios da maioria da população chocavam-se diretamente com os interesses das elites comerciais e políticas.
Esses conflitos culminaram, entre outros eventos, em uma reação da província frente à adesão à Independência, o que obrigou o Império a adotar medidas diante da emergente resistência. Foi então que o Almirante John Pascoe Grenfell, um mercenário inglês a serviço da Marinha Brasileira, foi enviado ao Grão-Pará. Grenfell sitiou Belém, posicionando um brigue de guerra chamado "Maranhão" na orla da cidade, com seus canhões apontados para a sede do governo.
Diante dessa ameaça, a adesão ocorreu após uma assembleia no Palácio Lauro Sodré, a sede da Colônia Portuguesa na época. Foi elaborado um documento formal de juramento de fidelidade e adesão a Sua Majestade, no qual a população prometia obediência e lealdade ao Imperador, rompendo de vez com Portugal.
Redes Sociais